Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Reutilização de Satélites

Os EUA estão a planear efetuar, pela primeira vez na história, a reciclagem de satélites espaciais. O objetivo é aproveitar as partes dos equipamentos que ainda funcionam e reutilizá-las de forma a construir novos dispositivos a um preço mais baixo. O projeto que se chama Phoenix está a ser estudado pela Defense Advanced Research Projects Agency (DARPA).

 

O obejctivo é re-utilizar compomentes que ainda funcionam de satélites que ainda estão em órbita. Podem ver neste video alguns aspectos técnicos do projecto.

 

A agência está, neste momento, em contacto com várias companhias com vista ao desenvolvimento de novas tecnologias e o primeiro teste deverá ser feito em 2016, com o lançamento de uma missão de demonstração que vai tentar dar à antena de um velho satélite (ainda por determinar) uma nova vida.

"Estamos a tentar, essencialmente, aumentar o retorno dos investimentos e encontrar uma forma de mudar os factores económicos para baixar o custo" das missões espaciais militares, afirma David Barnhart, gestor do programa da DARPA. E eu concordo: a ser bem sucedido este programa poderá muar a forma de explorar o espaço. Numa altura em que a Europa luta pelo Código de Conduta e o mundo se vê a braços com o problema do lixo espacial, este projecto poderá ajudar a minorizar os problemas já existentes.