Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Portugueses em missão que desvenda mistérios das estrelas

Joana Vidigal Leal, 26/12/2006, 10:48



É amanhã lançado, por um foguetão russo, o satélite CoRoT que, em mais de dois anos, vai procurar planetas exteriores ao sistema solar e desvendar o interior das estrelas. A missão envolve investigadores portugueses, através da Agência Espacial Europeia (ESA), num projecto internacional liderado pelo Centro Nacional de Estudos Espaciais (CNES) de França.
Na missão, cujo arranque está previsto para as 14h23 (hora de Lisboa), a partir do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, colaboram como parceiros internacionais, além da ESA, o Brasil, Espanha, Alemanha, Áustria e Bélgica.
Esta é a primeira nave capaz de detectar planetas fora do Sistema Solar, apenas algumas vezes maiores do que a Terra. O menor planeta fora do Sistema Solar encontrado até hoje é cinco vezes maior do que a Terra. No entanto, os cientistas estimam que a Corot possa detectar centenas de planetas menores assim como outros muito maiores enquanto vasculha o espaço.
De acordo com os responsáveis pela missão, a CoRoT irá observar em profundidade o interior de cerca de cem estrelas, assim como milhares de outras através do seu telescópio de 27 centímetros de diâmetro, a partir de uma órbita polar posicionada a 850 quilómetros da Terra.
Equipado com uma câmara de quatro detectores CCD, o telescópio irá observar cinco regiões diferentes do céu, cada uma por um período de 150 dias consecutivos. Para optimizar o retorno científico da missão, observações com uma extensão mais curta, de 20 dias cada, alternarão com as de maior duração.
Os cientistas acreditam na descoberta de novos exoplanetas. O primeiro a ser descoberto aconteceu nos anos 90 através de telescópios instalados na Terra, que ajudaram a descobrir mais de 200 outros planetas exteriores ao Sistema Solar. Os cientistas esperam descobrir agora muitos outros durante a missão da CoRoT.

in: http://www.cienciapt.net/noticiasdesc.asp?id=14159