Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Rússia lidera em número de lançamentos espaciais em 2006

Joana Vidigal Leal, 27/12/2006, 10:56

A Rússia é o país que mais lançamentos espaciais fez este ano e tem um plano ambicioso para modernizar a sua frota de satélites. De acordo com o director da agência espacial federal, Anatoly Perminov, a Rússia foi responsável por cerca de 40 por cento de todos os lançamentos espaciais este ano, colocando-se à frente dos Estados Unidos.

Desde Janeiro, a Rússia, com 98 satélites em órbita, realizou 24 lançamentos, devendo lançar hoje um observatório espacial francês.

Perminov adiantou que uma das prioridades é a renovação do Sistema russo de Navegação Global por Satélite, designado GLONASS – o equivalente ao GPS norte-americano, tendo sido ontem lançados três novos satélites, o que perfaz um total de 17 em órbita. Este sistema deverá ser disponibilizado para uso civil na Rússia durante o próximo ano.

A Rússia já tem previsto o lançamento de um satélite para estudar a superfície terrestre e um outro meteorológico em 2007, prevendo-se ainda uma cooperação com a China em missões robóticas à Lua.

in: http://www.cienciapt.net/noticiasdesc.asp?id=14168