Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

NASA detecta indícios de água líquida em Marte

A NASA encontrou provas de água líquida em Marte. Depois de recolhidas algumas provas que evidenciavam a existência de água há milhões de anos no planeta, os cientistas da Agência Espacial Norte-americana encontraram provas da presença de água líquida na actualidade.

Kennet Edgett, da empresa Malin de Ciências Espaciais, mostrou, em conferência de imprensa, uma série de fotografias captadas em 2000 e 2005 das encostas das crateras vulcânicas nas quais se pode ver o que parecem ser leitos de cursos de água, mais estreitos no seu começo e alargando ao chegar à base.

Edgett afirma que “pode ser água salina, água que contenha uma grande quantidade de sedimentos, água ácida, não sabemos, mas é definitivamente água”.

Michael Malin, presidente e principal cientista deste laboratório em San Diego, na Califórnia, relatou que os investigadores chegaram à conclusão que imagens de uma mesma área de Marte, registradas em diferentes datas, mostravam pontos e sulcos que não apareciam nas imagens anteriores ou tinham se movimentado.

O aspecto em transformação das encostas em Marte em poucos anos fortaleceu a crença de que houve, recentemente, fluxos de água na superfície do planeta vermelho. "A água foi, claramente, uma surpresa para nós. O ambiente de Marte na sua totalidade não parece muito propício para a água", disse o cientista.

Joana Vidigal Leal, 07/12/2006, 08:55 in http://www.cienciapt.net/noticiasdesc.asp?id=13988