Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Ex-engenheiro da NASA escreve artigo devastador

 

 

Don. A Nelson, um engenheiro da Nasa já reformado, escreveu no dia 21 de Agosto um artigo de opinião no Chron, um jornal de Houston, um artigo de opinião sobre a politica espacial da Nasa e o futuro da exploração espacial americana. 

 

Não se poupando a críticas, Don chega mesmo a afirmar que a segurança das triupulações nunca foi uma prioridade para a Nasa e que as perdas de vidas humanas dos acidentes dos Shuttle's eram perfeitamente evitáveis, se as tripulações tivessem capsulas de fuga tal como as que são propostas pela Agência Espacial Europeia para o seu veículo Hermes. A certa altura afirma: "Incapacidade da NASA, para cumprir a programação, controlo de custos e evitar o cancelamento de projetos é causada pela falta de vontade para resolver os seus problemas internos."

 

Nelson acredita que o programa espacial chinês demonstra ser um programa á altura do século XXI ao apostar num veiculo espacial reutilizavél que poderá trazer para a Terra recursos do Espaço. Afirma ainda que a China, com veiculos reútilizaveis e infraestruturas espaciais, tornar-se-à a líder do clube espacial. 

 

Don A. Nelson que trabalha agora como consultor espacial, reformou-se da Nasa em 1999, depois de 36 anos de serviço. Ele participou em projectos chave da história da agência: Gemini, Apollo, Skylab e o Space Shutle. Fez parte da equipa de apoio para o primeiro "rendez-vous" espacial, para a primeira missão tripulada à Lua e para o primeiro voo do Space Shutle. É autor do livro "Nasa: new millennium Problems and Solutions".

 

 

Podem ler o artigo completo aqui e um resumo do livro de Nelson aqui.