Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Peritos dizem que NASA está à deriva

 

 

 


O fundador e actual Presidente do Space Policy Institute na George Whashington University, em Washington DC, descreveu um cenário turvo para o futuro do programa espacial tripulado da NASA. Os seus comentários foram feitos numa altura em que o Congresso se prepara para autorizar o orçamento da agència espacial americana.


"A falta de consenso ou de rumo é bastante séria", afirmou Scott Pace, director do Space Policy Instutute, sobre o debate acerca do rumo da NASA. Pace, que chegou a trabalhar para a NASA no passado, juntou-se numa conferência de imprensa realizada na semana passada, dada por John Logsdon, professor de Ciência Política e Relações Internacional da George Whashington University e fundador do Space Policy Institute.

 

Logsdon afirmou que "penso que este debate que se vive sobre as prioridades é realmente o resíduo de 40 anos de falhanço em conseguir um consenso sobre qual o rumo que os EUA deveriam seguir no espaço, e em particular no que concerna ao voos tripulados", que também fez parte da comissão de inquérito ao acidente do COlumbia em 2003. 

 

O programa de missões tripuladas da NASA não tem uma missão clara desde que a Apollo 17 regressou da Lua em 1972, transportando consigo a última tripulação a ir além da órbita terrestre. O space shuttle, concebido durante a administração Nixon "não tinha um grande propósito estratégico", afirma Pace. "Era meramente uma capacidade". Agora, tal como no passado, a NASA foca-se em adquirir capacidades, tal como a nova nave e os lançadores, e mais tarde, pensa no que fazer com eles.

 

 

Podem ler mais sobre esta conferência de imprensa aqui, aqui e aqui.

 

Já outras personalidades ligadas ao espaço criticaram nas últimas semanas a NASA, tal como podem ler aqui e aqui.

1 comentário

Comentar post