Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Intervenção estatal na indústria espacial russa?

 

 

 

 

A indústria espacial russa atravessa uma fase tão complicada devido inúmeros problemas (como a explosão do Soyuz em Julho passado), que o Primeiro Ministro russo, Dmitry Rogozin, veio a público afirmar que a indústria precisa da ajuda estatal. "Assistência constante do governo é necessária para que se possa quebrar o ciclo vicioso de acidentes e falhas", afirmou Rogozin, que tem a seu cargo os sectores espacial e da defesa, numa entrevista cedida no final de Agosto ao Kommersant.

 

No passado dia 4 de Agosto, Rogozin criticou severamente a indústria espacial russa, ridicularizando a incompetência técnica e apelando a reformas estruturais em todo o sector. 

 

No dia 2 de Julho, um fogetão Proton-M, transportando 3 satélites do sistema de navegação por satélite russo - o Glonass -, incendiou-se pouco depois do lançamento no Centro Espaciald e Baikonur. O indicente, o último numa série de retrocessos no programa espacial russo, que foi ainda mais mediático por causa da perda do foguetão e dos satélites, e ainda um enorme escandalo de corrupção em torno do programa Glonass.

 

 

( in Space Daily)