Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

China quer treinar astronautas de outros países

 

 

A China pretende treinar astronautas de outros países que cooperem em missões com os chineses, conforme noticiado pela Agência Xinhua.

Wang Zhaoyao, funcionário de alto níve chinês que a Agência Xinhua citou, foi ainda mais longe ao afirmar que a China partilha os seus avanços tencologicos na área de missões tripuladas com outros países, especialmente países em vias de desenvolvimento. "Cooperação deve ser ou bilateral ou multilateral, com modelos diversificados e fléxiveis baseados numa cooperação pacífica e relação ganha-ganha".

Wang, que proferiu estas afirmações num seminário internacional em Beijing disse ainda que a mudança irá acontecer "em tempo útil e apropriado", sem fornecer mais detalhes.

 

A China compleotu a sua última missão tripulada em Junho, quando 3 astronautas passaram 15 dias e órbita e acoplaram um laboratório espacial, oponto criticio na demanda chinesa de construir uma estação espacial até 2020. é certo que a China está ainda atrasada em relação a outras superpotências, como os EUA e a Rússia, com um atraso de décadas nas técnicas de acoplagem que agora foi bem sucedida.

 

Beijing insiste no uso pacífico do seu programa espacial, mas o US Defense Departement realçou as crescentes capacidades espaciais chinesas e ainda que a China está a encetar uma série de actividades que almejam evitar que os seus adversários usem activos espaciais durante uma crise.

 

Wang afirmou que a China "irá de forma consistente aderir ao principio de uso pacífico, igualdade, beneficio mútuo e desenvolvimento comum na construção da sua estação espacial.

 

(in Reuters)