Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

BRICS e a construção de China e Índia: A fazer uma nova ordem mundial?

 


Escrita por Jagannath P. Panda esta monografia "BRICS e a construção de China e Índia: A fazer uma nova ordem mundial?" pretende compreender e contribuir para as análises estratégicas da política externa, de segurança e questões de política económica que estão ligadas à ascensão dos BRICS. Esta monografia não é apenas um estudo sobre BRICS em si, mas é também sobre a China e a Índia, as duas potências mais vitais deste grupo.


Este estudo foi escrito no contexto indiano e tem tentado aprofundar o curso de China e Índia dentro dos BRICS. Em resumo, esta monografia explora a ascensão dos BRICS no contexto das potências emergentes ou diálogo do mundo em desenvolvimento, particularmente da China e da Índia, ao contextualizar a complexidade de configurações mútuas destes dois países. Se os BRICS podem produzir qualquer resultado construtivo a favor do Sul dependerá fortemente da conduta racional e política externa destes dois eminentes países vizinhos da Ásia.


Na minha opinião, esta dinâmica entre os BRICS, China e India, ajuda a compreender um pouco melhor a impotância que o Espaço assume para estes países e para as suas relações. A análise da política espacial não pode, nem deve ser feita de forma isolada e estanque, mas sim como parte de um todo das dinâmicas das nações.


Podem fazer o download gratuito desta monografia aqui.




Nota: os países que fazem parte dos BRICS, são: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Esta expressão é utilizada para designar este grupo de países como mercados emergentes.