Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

UE e Israel cooperam

 

 

A União Europeia (UE) e Israel assinaram um acordo de cooperação na área de navegação por satélite.


A Agência Espacial de Israel assinou na passada segunda-feira o seu primeiro acordo de cooperação com a União Europeia no domínio da navegação por satélite.


O acordo GNSS foi assinado pela UE e pela Agência Espacial israelita, que está sob alçada do Ministério da Ciência, Tecnologia e Espaço em Jerusalém.


O acordo permitirá que os académicos e indústrias israelitas participem em projetos de navegação por satélite com os seus homólogos europeus.

Este acordo abre o caminho para dar legitimidade e acesso à indústria israelita, institutos de pesquisa e universidades no campo de espaço para cooperar directamente com os seus homólogos da União Europeia e para obter pesquisa bi-nacional e orçamento para actividades de desenvolvimento.
Especificamente, Israel terá a oportunidade de, no futuro, prestar serviços e fornecer peças para satélites de navegação da série Galileo, desenvolver aplicações de navegação e integrar-se em projectos de investigação na área de aplicações de navegação por satélite, bem como a troca de know- how.


Nos próximos anos, os satélites do Galileo se tornar-se-ão ativos, juntamente com os novos sistemas de navegação baseados em terra desenvolvidos na Europa, que trabalham em conjunto com os sistemas de veteranos desenvolvidos pelos EUA e pela Rússia .

 
Podem ler mais sobre este assunto aqui e aqui.