Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Reino Unido precisa de programa espacial nacional

George Osborne

 

 

A BBC publicou uma noticia sobre um estudo que foi realizado com o plano de acção a partir de 2014 na área do Espaço no Reino Unido.

 

O sector espacial do Reino Unido alcançou bastantes progressos dos últimos anos, mas agora precisa de um programa espacial nacional definido e devidamente financiado, diz o relatório.

É uma das mensagens-chave que sai desta análise, sendo que no Reino Unido a indústria espacial que tem vindo a crescer a uma média de mais de 7% ao ano, mesmo durante a recessão.

O Espaço Inovação e Estratégia de Crescimento (IGS) estabelece um plano para impulsionar as exportações de £2 bilhões para  £25 bilhões por ano até 2030.

Mas para conseguir isso, diz o relatório, o apoio do Estado deve ser mais coerente.

A maior parte do orçamento espacial civil no Reino Unido (cerca de £300m) é  gasto em programas organizados pela Agência Espacial Europeia. Um valor muito pequenoé gasto em iniciativas exclusivamente nacionais, e muitas vezes esse dinheiro é entregue para apoiar projetos especiais apenas a uma empresa/ centro investigação - como os £60m que em Junho foram anunciados para o motor de foguete Sabre que está a ser desenvolvido pela Reaction Engines Ltd.

Em constraste, a Alemanha, França e Itália - os outros principais jogadores espaciais na Europa - têm programas nacionais robustos para além da sua participação ESA.

O relatório da IGS estabelece um Plano de Acção para Crescimento  na área do espaço que acredita que poderá conduzir a um ambiente próspero para os negócios na área do espaço no Reino Unido - especialmente para as pequenas e médias empresas, ou PME.

Podem ler o relatório completo aqui e a noticia da BBC aqui.