Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Rússia: as suas capacidades militares e espaciais

 

 

 

 

George Marshall Institute publicou recentemente no seu website, um artigo sobre as politicas nacionais de segurança espaciais e programa espacial da Rússia.


Este artigo surge numa altura em que a Rússia está a mudar a sua organização governamental na área do espaço e a assumir novos rumos no seu programa espacial. Este artigo, intitulado "Russian Federation’s Approach to Military Space and Its Military Space Capabilities" descreve as motivações, planos e capacidades russas.

 

A autora, Jana Honkova, realça que "enquanto a Russia quer seguir um programa de exploração espacial bastante ambicioso, o valor militar no seu programa espacial continua a ser uma herança dos tempos da União Soviética".

Honloka afirma que a Rússia vê os seus investimentos e capacidades militares espaciais em relação aos Estados Unidos. Ao fazer a sua pesquisa, a autora verificou que "embora as diferenças entre a abordagem da Rússia e dos EUA para a maioria dos problemas da política internacional, a abordagem dos dois estados para o espaço militar é surpreendentemente congruente. Os Estados Unidos e a Rússia concordam em primeiro lugar, na compreensão da importância dos recursos espaciais na guerra contemporânea, em segundo lugar , com o desejo de assegurar um acesso independente ao espaço, e em terceiro lugar, como desejo de assegurar o uso tranquilo dos bens espaciais.

 

Podem ler o artigo completo aqui.

 

Honkova é também autora do estudo sobre os invesimentos russos nos missies balisticos de defesa: Current Developments in Russia’s Ballistic Missile Defense, April 2013)