Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Japão planeia missão na Lua

A Agência Espacial Japonesa (JAXA) planeia enviar astronautas para a Lua em 2020, com o objectivo de construir uma base habitada, operacional em 2030.

O projecto foi anunciado esta semana em Tóquio numa conferência internacional mas ainda não há um orçamento conhecido.

O Japão começará por lançar um satélite para a órbita da Lua já em 2007. Depois, será enviada uma nave não tripulada para recolher amostras. Em 2020, desembarcarão no satélite natural da Terra os astronautas que irão construir a estação durante os dez anos seguintes.

A JAXA já manifestou anteriormente a ambição de se instalar na Lua, tendo anunciado um plano que previa uma base habitada em 2025.

"A exequibilidade do plano não é ainda clara nesta fase. Falta obter o acordo do Governo e do povo japonês, mas do ponto de vista tecnológico tudo será possível dentro de algumas décadas", referiu o porta-voz da JAXA, Satoki Kurokawa.

Os Estados Unidos estão já a preparar uma missão tripulada à Lua com lançamento previsto antes de 2015. A União Europeia tem um projecto lunar para 2020, enquanto que a China e a Índia também olham com interesse para o satélite terrestre.

Com Lusa