Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

NASA prepara missão à Lua para encontrar água

A Agência espacial norte-americana (NASA) anunciou segunda-feira que pretende lançar em 2008 uma nave montada num satélite para alcançar o pólo sul lunar e encontrar água que possa servir como combustível em missões futuras.
A pequena nave viajará junto com o satélite «Lunar Reconnaissance Orbiter» (LRO) num foguetão que partirá do Centro Espacial Kennedy, na Florida, com destino à Lua.

Quando chegar ao satélite natural da terra, a nave divide-se em duas partes, sendo que a parte superior é que fará o impacto com uma cratera na região do pólo sul lunar.

A restante parte da nave servirá para analisar a nuvem que levantará a explosão para determinar a existência de água e de outros compostos.

Segundo o engenheiro do Centro de Investigações da NASA Daniel Andrews, «isto dá à agência espacial uma excelente oportunidade para responder à pergunta sobre a existência de água congelada na Lua».

Por outro lado, de acordo com o director do Programa de Exploração Lunar Robótica e director-adjunto do Centro de Investigação, Marvin Christensen, «se encontrarem quantidades substanciais [de água], esta poderia ser utilizada pelos astronautas que visitassem a Lua para fabricar combustível para os foguetões».

A missão faz parte dos preparativos já iniciados pela NASA para o regresso dos seus astronautas à Lua na sequência de um plano anunciado há dois anos pelo presidente norte-americano, George W. Bush, que também inclui, em décadas futuras, a viagem de tripulações a Marte.

Diário Digital / Lusa