Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Fato espacial.... a fazer de satélite?!

http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=1670&op=all

"Jovens alunos das escolas do concelho de Oeiras poderão receber os sinais do mais original de todos os satélites jamais lançados para o espaço, o SuitSat (fato-satélite). A data de lançamento é 8 de Dezembro.

O Observatório Aeroespacial de Oeiras da AMRAD, a funcionar no Centro de Juventude desta cidade, vai abrir às escolas a sua estação de rastreio de satélites para fazer o seguimento terrestre das emissões do SuitSat durante as primeiras órbitas e assim possibilitar aos alunos interessados seguirem e descodificarem os sinais e as imagens emitidas deste pequeno engenho espacial, uma espécie de «Sputnik do século XXI».

Trata-se do aproveitamento de velhos fatos espaciais para fins educativos dentro dos quais se instalaram equipamentos de rádio menos elaborados, pequenos emissores, antenas, câmaras de televisão e baterias de 12 volts. Todo este sistema foi montado dentro de um fato espacial formado por um conjunto de pequenos equipamentos de amador que possibilitaram a sua transformação num satélite. O fato em questão é o modelo russo tipo Orlan vulgarmente utilizado nas missões espaciais fora das naves.(...)"