Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Declarações polémicas

O Director da Nasa veio a público proferir declarações polémicas acerca da Estação Espacial Internacional e do programa Shuttle descrevendo-os como sendo erros estratégicos.


Michael Griffin, quando inquirido acerca da decisão de contruir o shuttle em 1970 para substituir o programa Apolo, respondeu que "It is now commonly accepted that was not the right path. We are now trying to change the path while doing as little damage as we can. My opinion is that it was a mistake".


Estas afirmações colocam em causa o continuamento do programa suttle e podem levar ao questionamento da participação americana na Estação Espacial Internacional. Neste momento, o único veículo de transporte para a Estação Espacial pertence aos russos - o Soyuz. Estas palavras poderão ser mais um índicio de que os EUA estão interessados em avançar sozinhos para o Espaço.


De salientar que em Janeiro de 2004 George Bush apresentou as intenções americanas de investirem no espaço seriamente nos próximos anos e que este Presidente americano apostou fortemente na construção de um escudo anti-míssil. Devido a este projecto (que ascende à década de 1980 e a Ronald Reagen, e à era Clinton) os EUA retiraram-se do Tratado ABM que vigorava entre Estados Unidos e Rússia desde o ínicio da Guerra Fria.

3 comentários

Comentar post