Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

NASA aguarda apovação para comprar tecnologia russa

A Nasa aguarda permissão para comprar tecnologia russa uma vez que o programa de voos espaciais está parado por tempo indeterminado. Para que tal seja possível, a administração Bush está a tentar eliminar um artigo do Iran Nonproliferation Act de 2000, que proíbe os EUA de comprar grande parte da tecnologia espacial russa e equipamento – incluindo a nave Soyuz – enquanto a Rússia exportar tecnologia nuclear e mísseis ou know-how para o Irão.


O Congresso está preparado para alterar a lei, mas ainda não existe nenhum acordo sobre qual será essa alteração. Os congressistas da linha dura de críticos do Irão poderão influenciar o destino desta lei, não permitindo a alteração.


Uma outra solução seria o Presidente Bush certificar que a Rússia não viola os acordos de não-proliferação, mas essa possibilidade não parece ter grande viabilidade de política.


Desde o desastre do Columbia em 2003, e os problemas do último voo do Discover, o programa de voos espaciais americano ficou suspenso até se resolverem os problemas de segurança ou até se construir um programa alternativo. Estes problemas criaram uma dependência forçada dos russos e põe em causa os objectivos espaciais anunciados por George W. Bush no inicio do ano passado de voltarem à Lua em 2020 e eventualmente Marte.


(Para saber mais ver Washington Post de hoje)

1 comentário

Comentar post