Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Cooperação Europeia

Para ter actividade no espaço é necessário dois factores: capacidade tecnológica e projecto político. A Europa necessita destes dois requisitos para que a sua posição no espaço possa ser assegurada.


Contudo, o conceito europeu de espaço tem alguns problemas em parte devido às divergências institucionais e à falta de diálogo entre as mesmas para estabelecer prioridades e definir objectivos. As sensibilidades governamentais também não ajudam a que a União Europeia chegue a uma posição comum no conceito de espaço. Na realidade existem na Europa prioridades nacionais que os Estados seguem, dificultando desta forma a que o espaço seja visto como um objectivo e prioridade comum. Existe margem de manobra para que haja cooperação, mas o que assistimos é à competição quer regional, quer mundial.


Alguns teóricos defendem e afirmam que estamos perante um Guerra Fria no espaço. No caso europeu, esta versão espacial da Guerra Fria existe nos Estados europeus e a nível mundial também. O Espaço possui um grande interesse estratégico e terá muito mais se os Estados partilharem e cooperarem. E para existir cooperação é necessário que esta comece logo no ínicio dos projectos.

7 comentários

Comentar post