Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

4º Jantar espacial belga

Há cerca de 3 anos, criaram na Bélgica um a  associação  chamada Bespace com  o objectivo de juntar estudantes com profissionais na área do espaço. Todos os anos organizam em média um “jantar espacial”, que normalmente tem lugar no Plantário de Bruxelas.

 

Este ano não foi excepção à regra. No passado dia 11 de Março, reuniram-se várias dezenas de entusiastas espaciais, alunos de várias universidades belgas, profissionais da indústria espacial belga para ouvir três apresentações sobre a Lua e o projecto defendido pelo Director Geral da ESA “Moon Village”.

 

DSC0086-1024x680.jpg

Assim, houve uma primeira apresentação do conceito de Moon Village pelo Dr. Marco Ferrazani da ESA, que trouxe uma perspectiva mais política e de direito quanto à ideia de instalar uma pequena aldeia na Lua. De seguida, Michel Melotte, que trabalha na Thales Alenia Space Belgium e é perito em radiação espacial, fez uma apresentação sobre a radiação a que estarão sujeitos os astronautas que forem até à Lua. Por último, uma apresentação feita por Frederik De Wilde, artista belga que apresentou algum dos seus trabalhos em que concilia arte com ciência e apresentou igualmente o seu último projecto “last man on the moon” que pretende colocar uma pequena escultura no Espaço.

 

Podem ver as apresentações e as fotos do evento aqui