Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Rússia suspende cooperação militar com OTAN

A Rússia decidiu suspender a cooperação militar com a OTAN, confirmou, esta quinta-feira, uma porta-voz da Aliança Atlântica.

 

"Recebemos uma notificação da Rússia, pelos canais militares, dizendo que decidiram parar com as operações militares de cooperação internacional entre a Rússia e os países da OTAN", declarou a porta-voz, Cármen Romero.

 

Esta suspensão tinha sido avançada quarta-feira pelo Ministério da Defesa norueguês, na sequência de contactos militares com a Rússia.

 

Reunidos terça-feira em Bruxelas, os 26 países membros da OTAN pediram terça-feira à Rússia que cumpra a promessa de retirar as suas tropas da Geórgia e decidiram suspender as reuniões do fórum de cooperação que a organização mantém com Moscovo, o Conselho OTAN-Rússia, criado em 2002, até que essa retirada seja feita.

 

Numa primeira reacção, os Estados Unidos consideraram "lamentável" a decisão russa de suspender a cooperação militar e avisaram Moscovo de que, assim sendo, ela só será retomada quando a crise na Geórgia estiver resolvida.

 

"Os russos indicaram ao secretariado da OTAN que pretendem cessar os contactos a nível militar. É lamentável", declarou um porta-voz do Departamento de Estado, Robert Wood.

 

(in Jornal Noticias)