Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Os que estudam isto a sério!!

Como comecei por dizer neste espaço, há quem estuda o Direito do Espaço a sério! Permito-me partilhar convosco alguns sites onde o valor cíentifico das publicações não são questionáveis.

 

O meu "preferido" é O International Institute of Space Law.

Este instituo promove regulares estudos e congressos. A newsletter permite manter-nos actualizado sobre os novos temas em debate, aqui vai a de Março.

 

A ESA tem vindo a ocupar o seu lugar na descoberta do espaço, a nível jurídico tem desenvolvidos algumas plataformas de estudo (presenciais ou por e-learning), algumas dedicadas aos mais jovens.

Uma das actividades mais conhecidas é o Curso de Verão de Direito do Espaço, que procura reunir os crânios sobre todas as perspectivas do Direito do Espaço, desde história a contratos de fornecimento, passando por análise jurídica de Tratados e de acordos internacionais de lançamento. O último curso de verão de Direito do Espaço decorreu em Lisboa, em Setembro de 2009, o próximo ainda está para ser anunciado (provavelmente em Setembro 2010). Logo que haja novidades informaremos!

 

Quanto ao mundo académico. A concorrência na liderança no ensino destas matérias tem sido "feroz", sempre partilhada por 3 grandes centros académicos. McGill University's Institute of Air and Space Law (Canada) ; The International Institute of Air and Space Law - Leiden (Holanda) , e o Institue of Air and Space Law - Cologne.


Recentemente, considerando as novas competências da UE, conferidas pelo Tratado de Lisboa, em matéria do Espaço, o The Institute for International Law Leuven (Bélgica).

 

Existem mais, claro, mas é só para terem um cheirinho...