Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Nave vai levar turistas ao espaço

A companhia aeroespacial europeia Eads apresentou esta quarta-feira um modelo de nave para levar turistas ao espaço. Segundo a agência Associated Press, o aparelho permitirá levar passageiros a 100 quilómetros de altitude.

A empresa espera que o jacto, que é muito semelhante aos aviões comuns, mas funciona através de foguetes, esteja a funcionar já em 2008, e faça o primeiro voo em 2012.

O jacto deverá descolar de aeroportos normais, usando motores convencionais de avião. Ao atingir uma altitude de 12 quilómetros, o piloto accionará os foguetes, o que fará o veículo disparar até uma altitude de 60 quilómetros em 80 segundos. Nesse momento os motores serão desligados, e a inércia levará o avião até a altitude final.

Uma vez nesse ponto, os passageiros poderão ver a Terra e experimentar ausência de peso por três minutos. Cada voo deverá durar, ao todo, uma hora e meia, e transportar quatro passageiros.

Esta viagem inovadora não estará ao alcance de qualquer bolso. Os turistas deverão pagar entre 200 mil e 265 mil dólares.

A Eads Astrium é responsável pelo foguete Ariane, que põe boa parte dos satélites comerciais do mundo em órbita. Esta quarta-feira a empresa apresentou em Paris um modelo do aparelho em tamanho real.

in: Portugal Diário