Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Sistema de navegação por satélite Galileo pode não sair do papel

O ministro das Obras Públicas, Mário Lino, admitiu hoje não ter a certeza de que o projecto europeu de navegação por satélite Galileo se concretize, já que a hipótese de abandono será real se se concluir que o investimento necessário é muito elevado.

"Não tenho a certeza de que este projecto se concretize", afirmou Mário Lino durante uma audição na comissão parlamentar de Obras públicas, Transportes e Comunicações, em que apresentou as conclusões do conselho europeu dos Transportes e Telecomunicações que se realizou na semana passada no Luxemburgo.

O ministro considera existir "um grande impasse no projecto", que "não tem sido bem conduzido".

"O consórcio escolhido falhou e agora não há outro consórcio", disse Mário Lino.

O ministro lembrou que "este é um investimento muito pesado", defendendo a necessidade de se definir um modelo de financiamento.

Segundo informou o ministro, a Comissão Europeia vai apresentar em Setembro um guião com uma proposta completa sobre o projecto do GPS europeu.

Pensado há seis anos para pôr fim à dependência do sistema norte-americano GPS (de origem militar), o Galileo — composto por uma constelação de 30 satélites (colocados em órbita a 24 mil quilómetros de altitude) — deveria estar operacional em 2012.

in Publico Online