Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

EUMETSAT adere à Política Espacial Europeia

A EUMETSAT aderiu no passado dia 22 pela primeira vez ao Conselho do Espaço como observador oficial permanente. Esta nova situação permite que a organização exprima os seus pontos de vista num importante fórum europeu onde as questões espaciais são coordenadas a nível europeu pelos ministros da UE e da ESA encarregados dos assuntos do espaço.

O actual Conselho do Espaço, numa reunião conjunta dos ministros da UE para a competitividade e dos representantes dos Estados Membros da Agência Espacial Europeia (ESA), apoiou a Política Espacial Europeia. O documento foi apresentado pela Comissão Europeia e pelo Director Geral da ESA e contém diversas referências às actividades da EUMETSAT, em particular sobre o papel da EUMETSAT como operador de satélites relacionados com o GMES (Vigilância Global do Ambiente e Segurança) e ao fornecimento de dados e produtos para esta. O apoio à Política Espacial Europeia constitui um marco para o desenvolvimento da Política Espacial na Europa, proporcionando uma identidade europeia para o espaço.

O espaço constitui um sector de mais-valia, um motor de crescimento e emprego e uma valiosa fonte de oportunidades para a indústria europeia. O documento sobre a política espacial proporciona um enquadramento político abrangente para o desenvolvimento de um forte sector Espacial Europeu, com base no qual poderão ser tomadas decisões de investimento com vista à maximização dos benefícios a obter do espaço. Esse enquadramento torna-se necessário para enfrentar tanto os desafios à escala global como às exigências da vida moderna na Europa, em que um certo número de indústrias e serviços vitais dependem cada vez mais de aplicações espaciais.


in: http://www.meteo.pt/pt/media/noticias/EUMETSAT_pol_esp_europeia