Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Bin Laden e a tecnologia espacial

Taylor Dinerman, na Space Policy Review desta semana, escreve um artigo onde explica a influência da tecnologia espacial na captura de Bin Laden. Segue-se um pequeno resumo desse artigo. É interessante ver como a tecnologia espacial é utilizada neste tipo de operações.

 

A verdade é que a captura do Bin Laden não seria possível sem os satélites do NRO (National Reconnaissance Office) e a colaboração deste gabinete da NGA (National Geospatial Intelligence Agency). Esta colaboração permitiu recolher imagens da mansão e cruzar informação de forma a saber quando a casa havia sido construída e quais as suas características especiais.

 

Também os satélites espiões da CIA permitiram confirmar a informação recolhida pelos agentes espiões no terreno. Por exemplo, se um agente diz que havia um avião num determinado local num determinado período de tempo, as imagens de satélites recolhidas permitem confirmar essa mesma informação.

 

Para além de imagem, a NRO também recolhe informação audio através de satélites.

 

Os helicopteros que transportaram a Team Six dos Seals estavam equipados com sistema GPS. Este sistema foi crucial para ajudar ao helicopteros a chegarem ao alvo sem aparecerem nos radares paquistaneses, cuja localização e caracteristicas de tramissões foram estudas com a ajuda de informação recolhida por satélite.

 

As imagens que o Presidente Obama e os restantes membros assistiram na Casa Branca foram imagens recolhidas por pequenas câmaras instaladas nos capacetes dos militares. Esta transmissão foi efectuada por ligações seguras que requereram a capacidade total de alguns instrumentos espaciais de comunicação militares.