Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Polónia será o 20º membro da ESA

As negociações entre a Polónia e a ESA irão começar prevendo-se que este país se torne o 20º membro da Agência Espacial Europeia no final de 2012 ínicio 2013.

 

A Polónia é membro do Plano Europeu de Estados Cooperantes desde 2008. O fundo disponível para a Polónia ao abrigo deste plano atinge quase 5 milhões de euros. Assim que a Polónia se torne membro da ESA este fundo disponível irá aumentar significativamente.

 

Apesar de pouco conhecida, a Polónia tem uma longa história na área de pesquisa espacial. O primeiro cosmonauta polaco, Miroslaw Hermaszewski voou para o espaço em 1978 sendo assim quarta nação em órbita. Os instrumentos desenvolvidos e fabricados na Polónia estiveram presentes em mais de 70 missões não tripuladas, tais como a Huygens, Rosetta Philae ou o telescópio espacial Herschel.

 

Nos dias de hoje, os estudantes polacos ganharam a competição University Rover Challenge 2011 com o rover Magma2. O primeiro satélite polaco será brevemente lançado pelo VEGA. Contudo, estes feitos podem ser considerados pequenos pelos diversos grupos lobistas que tentam influenciar as entradas de novos membros à ESA.

 

O acesso da Polónia à ESA é visto como uma oportunidade única para desenvolver a indústria de alta-tecnologia em diversos projectos num nível superior do que aquele em que actualmente participam.