Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

NASA em Marte

Maquete nova nave espacial americana

Foi apresentado ao Congresso Norte-Americano uma proposta da NASA em construir um meio de transporte mais potente que o foguetão Saturno V, que levou os americanos à Lua, por forma a garantir o transporte e missões tripuladas até asteróides e inclusive Marte.

 

Os primeiros testes desta nova nave espacial serão realizados em 2017, mas só em 2021 será feito o primeiro voo tripulado. A primeira missão tripulada estima-se que ocorrerá em 2025.

 

Com um investimento na ordem dos 13 mil milhões de euros, conseguir a aprovação para avançar com este projecto foi complicado tendo em conta o esforço que se pede aos contribuintes em tempo de austeridade mundial.

 

A agência espacial norte-americana retirou, em Julho, de circulação os vaivéns de grande capacidade, com os quais efectuou, durante 30 anos, viagens com carga e tripulação para o Espaço e que contribuíram para a construção da Estação Espacial Internacional.

 

Ao retirá-los, a NASA ficou temporariamente à mercê das naves russas Soyuz, tendo passado a empresas privadas o testemunho da construção de vaivéns para viagens na órbita terrestre baixa.

 

 

Podem ler mais sobre este assunto no Público, no Diário de Noticias e no Space News.