Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

China em testes

Hoje vai ser lançado o Long March II-F, o foguetão chinês não comandado que vai transportar a nave Shenzhou 8. O lançamento vai acontecer às 21h58, hora de Lisboa, a partir do Centro de Lançamento de Satélites Jiuquan, na província de Gansu, no Noroeste da China.


Os especialistas chineses irão depois acoplar o satélite Shenzhou 8 ao laboratório espacial Tiangong 1, que foi lançado a 29 de Setembro, e já está a ser manobrado para se preparar para a operação. A acoplagem irá acontecer a 343 quilómetros da Terra, dois dias depois do lançamento de Shenzhou 8. A técnica será fundamental para os chineses construírem uma estação espacial até 2020.

"O domínio das tecnologias de aproximação e de acoplagem vai dar uma segurança técnica fulcral para a China construir uma estação espacial e para a exploração do espaço profundo", disse Zhou Jianping, responsável pelo planeamento do programa espacial comandado, em declarações à agência de notícias Xinhua. O laboratório espacial faz parte desta primeira fase de testes e não integrará a estação.

Em 2012, o programa espacial chinês espera enviar pelo menos uma missão comandada. "No próximo ano, vamos enviar as missões Shenzhou 9 e 10, que também vão realizar testes de aproximação e acoplagem com o Tiangong 1", disse à Reuters a porta-voz do programa espacial chinês, Wu Ping. "De acordo com o planeamento das missões, pelo menos um dos voos do próximo ano irá ser comandado", acrescentou. Neste momento, já existem taikonautas (astronautas chineses) a treinarem para a missão comanda. Alguns dos profissionais são mulheres.

 

(in Publico)