Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Missão X: treina como um astronauta!!!!!

 

 

 

Nas próximas seis semanas, 330 alunos – de 8 escolas portuguesas e uma de Moçambique – participam na competição internacional Missão X, promovida pelas agências espaciais europeia e americana. O lançamento da iniciativa, que visa promover a alimentação saudável e o exercício físico, juntou, no passado dia 2 de Fevereiro, seis escolas no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, num evento que incluiu muito desporto e uma ligação direta à Estação Espacial Internacional.
 
Trajados com T-shirt da ESA, as centenas de alunos, vindos do norte ao sul do país, espalharam-se pelos vários espaços do Pavilhão, onde estiveram instalados trampolins, skates, bolas. Tudo isto para treinar os abdominais, o equilíbrio, a capacidade de reação. Um dia de festa, cujo ponto alto foi a ligação por videoconferência ao astronauta da ESA, André Kuipers.

 

A Misssão X é uma iniciativa mundial, apoiada pela ESA e outras agências espaciais nacionais, concebida para encorajar um estilo de vida saudável e ativo em crianças com idades entre os 8 e os 12 anos. Os astronautas inspiram as crianças a comer de forma saudável e a praticarem exercício com regularidade.

 

No ano passado, a Missão X inaugural incluiu 12 países, 11 agências espaciais e mais de 4000 crianças.

Este ano, a competição cresceu para mais de 10000 crianças. Países como o Japão e a Colômbia regressam e juntam-se a eles participantes como Porto Rico e Moçambique. 

 

Da Europa estarão em competição, além de Portugal, a Áustria, Bélgica, República Checa, Dinamarca, França, Alemanha, Itália, Holanda, Espanha, Suécia, Suiça e Reino Unido.

 

Com exercício físico e alimentação saudável os alunos ganham pontos. A ESA atribuirá um prémio à equipa europeia com a mais alta pontuação no final da competição.

 

«Esta é uma iniciativa que permite conciliar parte do programa de ciências, em particular a astronomia que é uma área que interessa muito aos miúdos. Os alunos estão muito entusiasmados», diz a professora Adelaide Ferreira, da Escola Pedro Jacques de Magalhães, em Alverca do Ribatejo.

 

Como explicou o astronauta André Kuipers, no espaço é preciso estar muito em forma e por isso os astronautas fazem pelo menos duas horas de exercício por dia A quantidade de comida ingerida e o número de horas de exercício são controlados cuidadosamente.

 

As crianças vão precisar de treinar no duro nas próximas seis semanas para terem hipótese de ganhar o prémio da Missão X. Se alguma criança se queixar por causa do suor, devem lembrar-se de que o André e os seus companheiros de tripulação não podem tomar duche na Estação Espacial – podem apenas ‘lavar-se’ com toalhetes.