Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Lachs Competition News

A Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, representante nacional da European Course of Space Law, patrocina a equipa 8 no mais concorrido e prestigiado concurso de Direito do Espaço:  o Manfred Lachs Moot Court. http://www.iislweb.org/lachsmoot/

Estruturado para promover o estudo aprofondado de todas as àreas do Direito do Espaço, este concurso junta os melhores estudantes na matéria propondo, em várias fases eliminatórias, a resolução de um caso prático imaginado pelas mentes tortuosas dos peritos internacionais na matéria. Este ano, o caso prático é Shaekesperiano, envolve obrigatoriedade de registo, responsabilidade por danos,  destruição de satélite,  lixo espacial e colisão. http://www.iislweb.org/docs/2012problem.pdf

 

Para resolver a primeira parte deste caso prático juntaram-se dois estudantes entusiastas e dois doutorandos, que se irão juntar a uma centena de jovens em Genova em Abril, para a eliminatória europeia. Todos esperam levar o prémio para casa e ir até Nova York na próxima fase. Mais do que o prémio monetário, o reconhecimento desta área numa Faculdade nacional já é uma vitória. A experiência e a rede de contactos não deixarão ninguém desiludido.

 

Numa primeria fase de investigação o espólio da biblioteca da FDUNL foi largamente ampliado, e continua a adquirir novas obras, assim como, o acesso a novas bases de dados internacionais de forma gratuita.

 

A ANACOM já garantiu o seu apoio e interesse nestes conhecimentos, e disponibilizou alguns meios. 

 

Convido-vos a juntarem-se a nós nesta primeira odisseia, dando as vossas ideias e opiniões sobre o caso. O prazo de envio da nossa defesa é 27 de Março.

 

Ao longo desta viagem, contarei a aventura que, espero, será longa!

 

2 comentários

Comentar post