Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Criança portuguesa dá nome a satélite

Alexandre Lourenço, de 10 anos, é o vencedor português do concurso europeu de desenho Galileo. O vencedor de cada um dos 27 Estados Membros da UE vai dar o seu nome a um satélite do Programa Galileo que será lançado para o espaço, anunciou a Comissão Europeia.
Pronunciando-se sobre os motivos que levaram este trabalho artístico a ser eleito vencedor, o júri português afirmou: “O tema Espaço e Aeronáutica neste desenho corresponde ao desafio lançado às crianças. É um trabalho bem concebido do ponto de vista da originalidade de expressão e das técnicas utilizadas, que o tornam esteticamente atractivo.”

Para participar, cada criança teve que enviar um trabalho de desenho baseado no tema “Espaço e Aeronáutica”. As crianças foram convidadas a dar asas à imaginação e utilizar os materiais e técnicas da sua preferência. Os trabalhos foram depois digitalizados ou fotografados e enviados para o site do concurso. 

O júri nacional era composto por algumas figuras bem conhecidas do panorama mediático, nomeadamente Fernando Carvalho Rodrigues - conhecido como o “pai” do primeiro satélite português - e o judoca Nuno Delgado.

A cerimónia de entrega de prémios decorreu este sábado no Observatório Astronómico de Lisboa.
(in Publico)