Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Portugal na ESA: que mais valias?

Descobri recentemente que foi realizado um estudo sobre o impacto da participação de Portugal na ESA que pode ser visto aqui.

 

As conclusões não vão muito mais além do que aquilo que as pessoas que seguem esta áreas já sabiam: falta apoio do Estado às empresas - entenda-se lobby (uma velha reclamação da associação de empresas do sector). Certo é que nem tudo é mau, e a participação de Portugal na ESA pode ser considerada um sucesso em termos de modernização do país apesar de estarmos longe de aproveitar em toda a sua plenitude as oportunidades que esta participação trazia.

 

De realçar também que as actividades espaciais em Portugal provaram ser bem mais eficientes quanto comparadas com a média do sector industrial do país. O sector espacial pode permitir a criação de pequenas e médias empresas com um ambiente dinâmico e contribuir para o crescimento económico português em termos de exportações e criação de emprego.

 

Aconselho vivamente a leitura deste estudo. E espero que sirva para que todos os envolvidos neste processo possam tirar ilações e melhorar o serviço que prestam e sobretudo melhorar a prestação de Portugal nesta área.

5 comentários

Comentar post