Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

A estrela mais brilhante do céu poderá ser russa

Illustration of the “Beacon” unfurling from its canister when it reaches orbit. The Mayak Project used the Russian version of Kickstarter called Boomstarter to fund the project. Credit: cosmomayak.ru / Mayak Project

 
Em breve poderemos olhar para cima e ver um satélite mais brilhante do que a estação espacial e até mesmo Vénus a deslizar sobre o céu noturno, caso se o esforço de crowdfunding russo seja concluido com êxito. Uma equipa entusiasta de estudantes de Engenharia Mecânica da Universidade de Moscovo está a usar o Boomstarter, o equivalente russo do Kickstarter, para reunir o dinheiro necessário para construir e lançar um satélite em forma de pirâmide, feita de material altamente reflexivo. O nome do satélite é Mayak, Russo para "Beacon".
 
Até o momento, o projecto recolheu mais de 23.000 dólares, ou 1,7 milhões de rublos. A julgar pelo vídeo, a equipa já construiu o recipiente que iria transportar o satélite (dobrado dentro) e executou um teste de alta altitude usando um balão.
 
Se o financiamento é assegurado, Mayak está programado para ser lançado a bordo de um foguete Soyuz-2 a partir do Cosmódromo de Baikonur, no segundo trimestre deste ano.