Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Americano eleito pela primeira vez Presidente da COSPAR

 

 

 

 

O Dr. Lennard A. Fisk foi eleito presidente da Comissão de Pesquisas Espaciais (COSPAR) do Conselho Internacional de Ciência, o primeiro americano a ocupar essa posição. Criado no início da era espacial, a COSPAR promove a investigação científica no espaço a nível internacional e proporciona um fórum de discussão para os cientistas espaciais em todo o mundo.

Um físico solar por formação, Fisk é atualmente professor na Universidade de Michigan. Ele entrou para o corpo docente da universidade, em 1993, depois de 6 anos na NASA como administrador associado de Ciência Espacial e Aplicações. Membro da Academia Nacional de Ciências (NAS), actuou como presidente do Conselho de Estudos Espaciais do Conselho Nacional de Pesquisa (SSB) entre 2003-2008. 

 

Os membros COSPAR são instituições científicas nacionais, principalmente Academias de Ciências. O NAS é o membro norte-americano na COSPAR e o SSB é o Comité Nacional dos Estados Unidos para a COSPAR. A NAS nomeou Fisk para ser o representante dos Estados Unidos para COSPAR em 2012.

Historicamente, o Presidente da COSPAR foi um Europeu e os Estados Unidos e a União Soviética eram eleitos para vice-presidentes. Essa tradição foi interrompida depois do fim da Guerra Fria, mas Fisk é o primeiro americano a ser eleito presidente. É um mandato de 4 anos.