Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Anote na agenda: Semana da Ciência e da Tecnologia 2016

 

semanact2016_banner_cviva_data2.jpg

 

 

Até ao próximo domingo, serão sete dias de visitas guiadas a laboratórios, palestras com investigadores, cafés de ciência e actividades experimentais para todas as idades, num total de quase 450 acções gratuitas em todo o país. Estamos na Semana da Ciência e da Tecnologia 2016.

Hoje, terça-feira, dia 22, às 17.30, decorre no Pavilhão do Conhecimento a sessão pública de apresentação da rede GPS. Este projecto pretende encontrar e conectar os investigadores portugueses espalhados pelo mundo e foi desenvolvido pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, a Universidade de Aveiro, a Altice Labs e a Ciência Viva.

Na quarta-feira, dia 23, o Instituto Politécnico de Bragança convida o público a descobrir como se constrói um cockpit para simulador de voo num Airbus A320. Os participantes poderão ver os sistemas já desenvolvidos e os que se encontram em desenvolvimento e terão a oportunidade de realizar um pequeno voo como membros da tripulação.

A partir da próxima quinta-feira, 24Dia Nacional da Cultura Científica, o largo em frente ao Pavilhão do Conhecimento passará a designar-se "Largo José Mariano Gago", em homenagem ao fundador da Ciência Viva. A inauguração terá lugar às 12.30. Neste dia a entrada no Pavilhão do Conhecimento é gratuita.



Na sexta-feira, dia 25, a ligação entre os Robôs, os Cuidados de Saúde e a Bioética vai estar em debate no Pavilhão do Conhecimento, na 8ª edição do Dia C. Já no Centro de Estudos Florestais do Instituto Superior de Agronomia, em Lisboa, decorre uma palestra/concerto sobre "Como as árvores se tornam música".

No sábado, dia 26, o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), no Porto, abre as suas portas para um Dia Aberto onde o público irá descobrir como se obtêm fármacos vindos do mar ou como os caranguejos nos podem ajudar a saber se há microplásticos no mar. Neste mesmo dia, o Centro Ciência Viva do Algarve organiza um passeio de barco à noite, na Ria Formosa, onde serão realizadas experiências de utilização de tecnologia solar em ambiente nocturno

No domingo, dia 27, às 17.00, o Pavilhão do Conhecimento estende a passadeira vermelha para a cerimónia de entrega dos Prémios Ciência Viva Montepio 2016, atribuídos anualmente como reconhecimento por intervenção de mérito excepcional na divulgação científica e tecnológica. O "patologista mais influente do mundo" Manuel Sobrinho Simões, o projecto educativo GuIA - Ciência, desenvolvido pela professora Mafalda Lapa no Agrupamento de Escolas da Cidadela, e a secção "Qualidade Devida" do jornal Expresso, da autoria da investigadora Luísa Schmidt, são os vencedores deste ano.

Coloque a ciência na sua agenda. Programa nacional da Semana da Ciência e da Tecnologia 2016 em  www.cienciaviva.pt.