Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

AstroCamp: único em Portugal!

 

Até 30 de abril, estão abertas as inscrições para a 5ª edição do AstroCamp, o único campo de férias astronómico em Portugal, organizado pelo Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP). De 7 a 21 de agosto de 2016, mais uma vez naPaisagem Protegida de Corno de Bico, os alunos do ensino secundário selecionados terão a oportunidade de aprender com investigadores nacionais e estrangeiros.

 

A edição deste ano incluirá ainda a inauguração do Trilho do Sistema Solar, um modelo do Sistema Solar à escala correta (tanto em distância como em tamanho) construído pelos alunos das edições anteriores, com o apoio científico do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA1). Este trilho foi recentemente integrado pela Câmara Municipal de Paredes de Coura na sua rede de percursos pedestres.

 

Para o responsável científico do AstroCamp, o investigador Carlos Martins (IA eUniversidade do Porto): “provavelmente o aspeto mais interessante a enfatizar em relação à edição deste ano é a expansão, aceitando candidaturas de todos os países da União Europeia. Isto tem sido uma sugestão recorrente dos alunos das edições anteriores e certamente tornará o campo numa experiencia ainda mais valiosa para todos os participantes”.

 

Os critérios de seleção dos participantes incluem o mérito académico de cada candidato, a sua carta de motivação e a carta de recomendação de um professor. Na última fase da seleção, os candidatos terão ainda uma entrevista em inglês, feita presencialmente ou via Skype.

 

O AstroCamp teve a sua primeira edição em 2012 e o seu sucesso garantiu a continuidade deste campo de férias científico, destinado a alunos do ensino secundário. O campo tem como objetivo proporcionar-lhes uma combinação de formação inspiradora de alta qualidade, com repouso e lazer num ambiente tranquilo.

 

O AstroCamp é organizado pela Unidade de Formação do CAUP e conta com o apoio do Centro de Educação e Interpretação Ambiental (CEIA), o que permite a sua realização na Paisagem Protegida de Corno de Bico (Paredes de Coura), um local com condições excecionais de repouso e isolamento do stress dos centros urbanos.

 

A edição de 2016 conta com apoios e financiamento da Agência Ciência Viva,Fundação Millennium bcp, editoraGradiva e da Reitoria da Universidade do Porto. Estes apoios permitem que a participação dos alunos Portugueses selecionados no AstroCamp não tenha qualquer custo.

 

Notas

  1. O Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) é a maior unidade de investigação na área das Ciências do Espaço em Portugal, englobando a maioria da produção científica nacional na área. Foi avaliado como “Excelente” na última avaliação que a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) encomendou à European Science Foundation (ESF).


Contactos