Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Astrónomo Mark McCaughrean é o primeiro convidado do ciclo de conferências Ciência Viva

 

 

No próximo dia 29 de Janeiro, quinta-feira, a Ciência Viva dá início a um ciclo mensal de conferências científicas, que terão lugar sempre na última quinta-feira de cada mês, às 19.30, no Pavilhão do Conhecimento.

Mark McCaughrean, astrónomo da Agência Espacial Europeia (ESA), é o primeiro convidado desta iniciativa que todos os meses levará ao Pavilhão do Conhecimento um cientista português ou estrangeiro de reconhecido mérito na sua área de investigação para um debate informal com o público.

Especialista em observações no infravermelho, tem-se dedicado ao estudo das zonas de formação e evolução estelar e os seus sistemas planetários. Mark McCaughrean é Consultor Científico Sénior para a Ciência e Exploração Robótica da ESA e responsável pela comunicação com os cientistas e com o público sobre os principais resultados em ciência espacial.

A Missão Rosetta, eleita por vários jornais como o feito científico do ano de 2014, será assim apresentada no Pavilhão do Conhecimento por um dos investigadores que melhor conhece os seus resultados e expectativas futuras. Com a aterragem do módulo Philae na superfície de um cometa, em Novembro passado, esta missão, lançada há mais de 10 anos, está já a ser comparada com a chegada à Lua.

A conferência "Rosetta: no rasto do cometa" será proferida em inglês. A entrada é gratuita mas requer inscrição prévia na página do Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva.

O Ciclo de Conferências Ciência Viva tem como media partner o jornal Público.


Próximas conferências em 2015

26 de Fevereiro: Henrique Leitão | Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa | Ciência portuguesa no século XVI

26 de Março: José Madeira | Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa | Missão na ilha do Fogo, Cabo Verde

30 de Abril: Patrícia Beldade | Instituto Gulbenkian de Ciência | Biologia evolutiva

28 de Maio: Nuno Ferrand | Faculdade de Ciências da Universidade do Porto | Biodiversidade