Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Brexit chega ao Espaço

 

Com o resultado do Brexit, muitas questões se colocam sobre o futuro entre Reino Unido e União Europeia. Nos últimos dias temos assistido a vários ultimatos por parte da União Europeia e dos respectivos Estados Membros para que o resultado do referendo sej posto em prática o mais rápido possível. O impacto do Brexit tem sido até agora tremendo e é díficil avaliar quanto será o preço final a pagar pela decisão de sair da União Europeia. 

 

O Espaço é igualmente afectado por estas decisão e muitas perguntas surgem, uma vez que o Reino Unido tanto como Estado Membro como de indústrias espaciais baseadas no Reino Unido, estão envolvidas nos programas espaciais emblemáticos da União Europeia: o Copernicus e o Galileo. 

 

Peter Selding, um jornalista especializado em assuntos do espaço, escreveu num artigo bastante interessante o resumo das principais questões relacionadas com Espaço e o Brexit e o que este pode significar para o Reino Unido. Quanto a respostas às questões, só o tempo as trará. Certo é que entre a decisão de sair e a oficalização da mesma, inúmeras negociações terão lugar, e o Espaço será certamente parte delas.