Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Canadá: programa espacial militar

Conceito de artista:Mercury Global Project. Créditos: General Dynamics Canada.

 

 

2014 foi sem sobra de dúvida um ano complicado nas Forças Armadas do Canadá no que concerne ao programa espacial militar. Até 2014, o programa militar canadiano foi focado no fornecimento de capacidades para uso da Marinha, Exército e Força Aérea, como facilitador de força conjunta. Contudo, raramente os recursos espaciais foram totalmente integrados em operações, me, foram exploradados nas suas capacidades máximas. Para o fazer, é necessário um quadro altamente especializado em assuntos de Espaço. 2014 foi então o ano que a CAF Space Cadre (Forças Armadas Canadiadas) começou a fornecer suport 24/7 ao Comandante do Comando de Operações Conjuntas.

 

2015 deverá ser o ano de densenvolvimento contínuo do CAF Space Cadre, especialmente a construção da forma como suportam o Comandante do Comoando de Operações Conjuntas. Além disso, a Unclassified Remote Sensing Situational Awareness Capability poderá ter a sua primeira missao operacional. A análise de opções poderá ser completada para alguns projectos incluindo Surveillance Space 2 e Polar Communications and Weather. Tanto o Polar Epsilon 2 e o Mercury Global devrão entrar na fase de implementação. E claro, 2015 verá a campanha para o govenro federal. Com o anúncio de que o Canadá juntou-se aos seus aliados mais próximos nas Combined Space Operations, será que o governo irá providenciar pelos recursos adicionais para melhorar as suas capacidades espaciais no que diz respeito à segurança nacional, especialmente em áreas onde a indústri canadiana detém uma forte vantagem competitiva?

 

Sem sombra de dúvida que 2015 será um ano muito interessante para as Forças Armadas Canadianas e para o futuro do espaço do Canadá. Resta-nos seguir com atenção o desenrolar dos acontecimentos.

 
Para mais detalhes ao programa espacial militar canadiano, cliquem aqui e aqui.