Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Como ser um Astronauta?

 

É este o tema da Escola de Verão que tem lugar durante esta semana e é organizada pelo LIP de Coimbra e pelo Observatório Geofísico e Astronómico da UC, integrada na Universidade de Verão da Universidade de Coimbra, esta escola terá uma duração de cerca de 5 dias e será dirigida a ~ 40 alunos do secundário.

 

O objetivo principal é motivar estudantes a participar na próxima seleção de astronautas da ESA que ocorrerá no final da década. Através das atividades propostas pretende-se transmitir o máximo de informação sobre os critérios de seleção de astronautas.

 

A escola será dividida em módulos, cada um correspondendo a um domínio do processo de seleção: fisiologia, experiência de voo, línguas estrangeiras, formação académica, técnica e científica, psicologia, habilidade para trabalhos de construção e de reparação e atividades físicas. No âmbito do módulo da formação técnica e científica pretende-se colocar em contacto alunos e empresas nacionais com ligação ao setor espacial. Pretende-se também gerar sinergias entre instituições nacionais que poderão dar apoio aos futuros candidatos durante o processo de seleção: FCT Space Office, universidades, laboratórios de estado, equipas médicas, escolas, etc.

 

Mais informações aqui.