Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Convite à impresa: lançamento do Sentinel-1

 

Chegada do Sentinel-1 a Kourou na Guiana Francesa
Crédito: ESA

 

 

 

 

O primeiro satélite europeu do programa Copernicus está pronto para ser lançado do Porto Espacial Europeu na Guiana Francesa, a 3 de Abril, às 21:02 GMT (23:02 CEST). Os representantes dos Media são convidados a seguir o lançamento online ou a assistir ao principal evento da ESA, no centro de operações, o ESOC, em Darmstadt, Alemanha.

 

Os Sentinels, uma nova frota de satélites da ESA, estão prontos a enviar uma imensa quantidade de dados e imagens, essenciais ao programa europeu Copernicus.

 

Ao oferecer uma boa quantidade de serviços para uma vasta gama de aplicações, este programa de monitorização global é um passo em direção à mudança na forma como gerimos o nosso ambiente, entendendo e enfrentando os efeitos das alterações climáticas e salvaguardando a vida quotidiana.

 

O primeiro da série, o Sentinel-1A, transporta um radar avançado que permite obter imagens diurnas e noturnas da superfície da Terra, em todas as condições meteorológicas.

 

Sendo uma futura constelação de dois satélites (Sentinel-1A e -1B), a missão irá varrer todos os locais da Terra, a cada seis dias, transmitindo dados a estações em terra de todo o mundo, para uma rápida divulgação.

 

A missão irá beneficiar inúmeros serviços. Por exemplo, serviços que estão relacionados com a monitorização da extensão dos gelos marinhos no Ártico, mapeamento de rotina dos gelos marinhos, vigilância do ambiente marinho, incluindo derrames de petróleo e deteção de navios para segurança marítima, monitorização da superfície do terreno para avaliação de riscos de derrocada, fazendo a cartografia para a gestão das florestas, água solos e para o apoio a situações de crise e de necessidade de ajuda humanitária.  

 

O Sentinel-1 é o resultado de uma colaboração estreita entre a ESA, a Commissão Europeia,a indústria, os fornecedores de serviços e os utilizadores dos dados. Desenhado e construído por um consórcio de cerca de 60 empresas, lideradas pela Thales Alenia Space e pela Airbus Defence and Space, é um exemplo extraordinário da excelência tecnológica da Europa.

 

Para as notícias mais recentes sobre a missão, visite www.esa.int/Sentinel-1

 

Website

O Portal da ESA irá transmitir o lançamento em direto, fornecendo imagens e atualizações  em: www.esa.int/esalive and www.livestream.com/eurospaceagency  

 

ESA TV

Em cooperação com a Arianespace, a ESA TV irá disponibilizar às televisões imagens em direto da transmissão de satélite ou o videostream do lançamento. Detalhes em: http://esatv.esa.int/Television

 

Artigos sobre o Sentinel e informações sobre a missão: http://www.esa.int/spaceinvideos/Sets/Sentinel-1_video_gallery ou em:http://esatv.esa.int/Television

 

Imagens

As imagens mais recentes da missão:

- Multi-Media Gallery:

http://www.esa.int/spaceinimages/content/search?SearchText=sentinel-1&img=1

- Galeria de fotos para profissionais da ESA:

http://www.esa-photolibrary.com

Pedidos de imagens devem ser enviados para: spaceinimages@esa.int