Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Copernicus a servir a sociedade e o ambiente

 

Os jornalistas são convidados a assistir à conferência Copernicus Sentinels Serving Society and the Environment, em Atenas, Grécia, de 12-13 maio.  Organizada pela presidência grega do Conselho da União Europeia, a ESA e a Comissão Europeia, este é o maior evento relacionado com o Copernicus, até à data. 

 

O programa inclui contribuições de representantes de várias instituições políticas, incluindo o ministro grego da Educação e Assuntos Religiosos, o Parlamento Europeu e a Comissão Europeia.  

 

Também estarão presentes representantes da ESA e de organizações científicas, como a Agência Europeia do Ambiente, o CNES, a DLR, Eumetsat e o Observatório Nacional Grego de Atenas.

 

Veja o programa, com a lista completa de oradores:

http://congrexprojects.com/2014-events/Copernicus/program

 

O programa Copernicus usa dados muito precisos captados por satélites de observação da Terra e outras fontes para fornecer informação essencial para a melhoria da gestão do ambiente, ajudar a mitigar os efeitos as alterações climáticas, permitir a criação de novas aplicações e serviços para os cidadãos e os negócios e proteger o nosso dia-a-dia.   

 

Ao mesmo tempo que melhora a nossa vida, este ambicioso programa também deverá gerar novos empregos e oportunidades de negócio por toda a Europa.

 

O foco da conferência será o modo como a informação proveniente do Copernicus pode ser usada na tomada de decisões, de forma a melhorar os serviços públicos e os negócios, tendo em consideração o ambiente. Serão apresentados os benefícios e a relevância do Copernicus para os cidadãos europeus.  

 

 Uma vez que o primeiro satélite Sentinel foi lançado recentemente, as palestras irão mostrar imagens desta nova missão, que podem ser usadas para uma panóplia de aplicações. Além disso, serão também discutidas aplicações de Observação da Terra em todo o mundo e ainda os serviços e novas tecnologias que estão a surgir. 

 

12 Maio

08:15   Início do Registo

09:15   Sessão de apresentação

10:45   Assinatura do Acordo de Colaboração entre a ESA e a Grécia

11:15   Sessão sobre as oportunidades para o desenvolvimento e o crescimento económico

12:15   Almoço

13:30   Serviços Copernicus: a perspetiva do utilizador final

13:45   Sessões paralelas sobre o mar, pescas, agricultura, turismo, património natural e cultural, planeamento urbano e serviços públicos, segurança e controle de fronteiras e gestão de acidentes

17:00   Abertura oficial da conferência*

18:15   Conferência de imprensa

*por questões de organização, a sessão oficial de abertura é no fim do primeiro dia

 

13 maio

09:00   Aceder aos dados do Copernicus e próximos passos

11:00   Mesa redonda sobre o futuro

12:30   Encerramento

Informação sobre o registo, a conferência bem como o programa completo em conference website: http://congrexprojects.com/2014-events/Copernicus/introduction.