Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Emirados Árabes Unidos procuram cooperação internacional

 Crédito imagem:GulfNews

 

Os Emirados Árabes Unidos (EAU) estão interessados em "cooperação estratégica" com os EUA no espaço.  Os funcionários da nova agência espacial dos Emirados Árabes Unidos visitaram os EUA no mês passado para reuniões entre ambas as agências do governo dos EUA e empresas. Estas reuniões incluiram discussões com a NASA que "reviram as possibilidades de cooperação e realização de projetos conjuntos."
 
Contudo, não é só com os EUA que os EAU procuram cooperar. Também no mês passado, há notícia de discussões com a Índia para fortelecer a relação bilateral que já possuem e cooperem na área do espaço. Segundo Bhushan, Consul Geral da India no Dubai, "como os EAU se estão a preparar para realizar feitos na área do espaço, tais como a missão que estão a planear para Marte em 2021, acreditamos que a cooperação entre a Índia e os EAU na àrea do espaço irá fortalecer e diversificar s relações bilaterais já existentes".
 
A Agência Espacial dos Emirados Árabes Unidos, durante o passado mês de Fevereiro realizou visitas, incluindo reuniões, com as agências espaciais francesa e italiana na esperança de conseguir estabelecer parcerias na área de espaço, quer para realizar projectos científicos, para intercâmbio de pessoal. Os representantes da agência árabe visitaram também o Gabinete para o Espaço Exterior da ONU sediado em Viena onde também discutiram possíveis forma de cooperação futura e troca de know-how no futuro.
 
 Entretanto, esta semana, os Emirados Árabes Unidos assinaram um Memorando de Entendimento com o CNES, a agência espacial francesa.