Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Espaço “desce” à Terra em Coimbra no próximo mês de julho

1353409295_visit-torre-big.jpg

 

Tudo vai acontecer durante as iniciativas Escola de Astronautas e Coimbra Space Summer School, promovidas pela Universidade de Coimbra e pelo Instituto Pedro Nunes, entre 10 e 15 de julho.

 

Ensinar como ser um astronauta e estimular negócios inspirados no Espaço são os principais objetivos de, respetivamente, cada uma das iniciativas.

 

A Escola de Verão - Como ser Astronauta, dirigida a 40 alunos do ensino secundário com curiosidade em saber como é a vida no Espaço – e, quem sabe, ser astronauta – tem a duração de quatro dias, de 10 a 13 de julho.

 

A iniciativa é organizada pelo Departamento de Física da Universidade de Coimbra (UC), pelo Observatório Geofísico e Astronómico da UC e pelo Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP Coimbra) e já tem programa provisório disponível. A pré-inscrição pode ser feita através do email escola.astronautas@lip.pt.

 

A escola será dividida em módulos, cada um correspondendo a um domínio do processo de seleção de astronautas: fisiologia, experiência de voo, línguas estrangeiras, formação académica, técnica e científica, psicologia, habilidade para trabalhos de construção e de reparação e atividades físicas. No âmbito do módulo da formação técnica e científica, são colocados em contacto alunos e empresas nacionais com ligação ao setor espacial, explicam os promotores da iniciativa numa nota enviada à imprensa.

 

Simultaneamente, o Instituto Pedro Nunes e o Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra estão à procura de ideias que tragam tecnologia do Espaço para o dia-a-dia da Terra. O desafio é lançado pela Coimbra Space Summer School a jovens investigadores, estudantes e empreendedores que, durante três dias, de 13 a 15 de julho, terão a oportunidade de criar uma proposta de negócio em torno do Espaço.

 

De participação gratuita, a Coimbra Space Summer School decorre nas instalações do Observatório Geofísico e Astronómico da UC e conta com colaboração da Incubadora de Empresas da Agência Espacial Europeia em Portugal (ESA BIC Portugal). As inscrições já estão abertas e podem ser feitas em grupo ou individualmente.

 

O programa decorre das 9h30 às 22h00 e inclui Sessões Espaço e Sessões Business para os participantes aprenderem sobre as duas vertentes e como ligá-las. Será também feita uma apresentação final de projetos à comunidade científica e de negócio em torno da transferência de tecnologia do Espaço e aplicações terrestres, a mentores e investidores.

 

Além da exploração de oportunidades de negócio com tecnologia espacial, o programa inclui atividades lúdicas, bem como oportunidades de networking entre os participantes, organização, formadores e convidados da iniciativa.

 

Para motivar as hostes, a "semana espacial" de Coimbra terá a presença de Mikhail Kornienko, que vai estar no Departamento de Física da Universidade de Coimbra no dia 13 de julho, pelas 14h30, para a palestra “Como Ser Astronauta”. O cosmonauta russo, colega de Scott Kelly, esteve a bordo da Estação Espacial Internacional 340 dias consecutivos, a segunda mais longa estadia de um ser humano no Espaço.

 

(retirado daqui)