Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

#Galileo mais vale tarde do que nunca!


GROW_Banner_Initial_services_1920_1080_161212_smal

 

Hoje a Comissão Europeia declara que o Galileo começa a oferecer os seus serviços iniciais. 

Semelhante ao sistema americano GPS, o Galileo é o sistema global de navegação por satélite (GNSS) da União Europeia, que fornece sinais de rádio para efeitos de posicionamento, navegação e cronometria. Quando estiver concluído, prestará cinco serviços: um serviço aberto, um serviço público regulamentado, um serviço comercial, um serviço.

  • Em que consistem os serviços iniciais do Galileo?
 
O Galileo está a ser implementado, o que significa que os satélites e as infraestruturas terrestres estão em fase de desenvolvimento. O lançamento dos serviços iniciais marca a transição da fase de teste e desenvolvimento do sistema para a sua fase operacional. O funcionamento dos serviços iniciais irá permitir a todos os dispositivos de grande difusão que contenham um circuito integrado compatível com o sistema Galileo, tais como os telefones inteligentes e os dispositivos de navegação automóvel, utilizar os sinais de posicionamento, navegação e cronometria do Galileo.
 
Os serviços iniciais do Galileo constituem o primeiro passo no sentido da plena capacidade operacional. A implementação do sistema Galileo irá prosseguir com o lançamento de satélites adicionais, que irão alargar a constelação e, dessa forma, melhorar progressivamente o desempenho e a disponibilidade do sistema a nível mundial. Espera-se que a constelação esteja concluída até 2020.
 
O sistema Galileo oferece os seguintes serviços iniciais: um serviço aberto, um serviço público regulamentado (PRS) e um serviço de busca e salvamento (SAR).



Durante os próximos dias, publicarei mais informações sobre o Galileo e os serviços iniciais. Estejam atentos!