Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Há ir e há voltar

http://img.gizmag.com/india-rlv-1.jpg?auto=format%2Ccompress&ch=Width%2CDPR&fit=crop&h=394&q=60&rect=13%2C287%2C722%2C406&w=700&s=1169a3827a78db75b5df3f1558533ca0

 

A Organização de Pesquisa Espacial Indiana (ISRO) anunciou que está em vias de lançar o seu primeiro avião espacial reutilizável já em Maio de 2016. O Veículo de Lançamento Reutilizável (RLV) está programado para realizar o vôo inaugural para avaliar diversas tecnologias necessárias para desenvolver um veículo espacial plenamente reutilizável.


O RLV é um protótipo em escala reduzida (cerca de 6,5 metros) de uma futura nave espacial reutilizável não tripulada, conhecida como Avatar, que está a ser projetado pela ISRO.

 

A missão de Maio será um demonstrador de tecnologia (RLV-TD) para testar voo a velocidade de cruzeiro, aterragem autónoma e vôo hipersônico usando um sistema de propulsão de respiração aérea. A nave, que se assemelha a um pequeno avião, será lançada a partir da primeira plataforma de lançamento do Centro Espacial Satish Dhawan a uma altitude de 43 milhas (70 km) em cima de um dos dois estágios do foguetão Rohini e em seguida liberado. A nave irá reentrar na atmosfera e viajar de volta para a Terra numa descida controlada, a ser recuperada na Baía de Bengala.

 

Podem ler mais sobre este projecto, aqui.