Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Ida à Lua - Chegar Primeiro

On May 25, 1961, President John F. Kennedy announced his goal of putting a man on the moon by the end of the decade.
Crédito: NASA

 

Logo após o voo de Gagarin, Kennedy reuniu-se com alguns dos seus principais conselheiros para descobrir como vencer os soviéticos no espaço. Era necessário encontrar algo em que a URSS não tivesse já um grande ponto de partida. 

A resposta surgiu por consenso: uma alunagem por Humanos na Lua.

Os soviéticos teriam de construir um novo foguete, maior, para enviar as pessoas para a superfície da Lua. E foi assim que a Lua se tornou na primeira coisa em que os Estados Unidos tinham grandes hipoteses de serem pioneiros.

Kennedy apresentou o objetivo ambicioso da Lua apenas seis semanas após o voo de Gagarin. O ano que Kennedy e os seus assessores originalmente tinha em mente para o primeiro pouso lunar tripulado deixa claro que foram as preocupações da Guerra Fria que motivaram o presidente. O discurso inicial diz 1967 porque esse seria o ano do 50 º aniversário da Revolução Bolchevique.

Mas Kennedy, aparentemente, tinha dúvidas sobre esse período, preocupando-se  com o facto que em menos de 7 anos levar um Homam à Lua pudesse ser demasiado dificil. Então Kennedy optou por improvisar e dar um prazo mais alargado para os EUA atingirem o objectivo.

"Literalmente no caminho para cima para fazer o discurso, Kennedy ataca por isso e diz:" até o final da década ", disse Launius ..