Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Japão: vai lançar uma força militar espacial?

 

 

 

 

 

O Japão prepara-se para rastrear o lixo espacial em órbita da Terra, segundo relata a imprensa. O Japão planeia criar uma força espacial que será usada para rastrear objectos perigosos que possam causar danos a satélites funcionais e outros bens no espaço.

As autoridades japonesas planeiam lançar o sistema, que inclui operações de radar e telescópio, em 2019. A missão também irá fornecer dados para o exército dos Estados Unidos, de acordo com a Agence France Presse. Uma fonte não identificada disse à agência de notícias com sede em Tóquio  que a nova força espaçial será usada para fortalecer os laços entre os EUA e o Japão no espaço, o "quarto campo de batalha."

O lixo espacial é um problema sério para qualquer nação e para o envio de objectos no espaço. Peças usadas de foguetes, restos de lançamentos, satélites mortos e outros itens, flutuam pelo espaço a milhares de quilómetros/hora. Alguns cientistas acreditam que existem cerca de 500 mil peças de lixo espacial perigoso em órbita. O novo sistema será utilizado para monitorar os pedaços de lixo potencialmente prejudiciais.

 

Podem ler mais sobre os planos japoneses aqui e sobre lixo espacial aqui.