Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Marc Garneau fala do aquecimento global e da necessidade estratégica de um programa espacial forte

 

 

Não era previsto ser um discurso político, mas acabou por o ser, pelo menos tendo em conta que Marc Garneau falou sobre duas questões pelas quais ele é apaixonado. Uma dos quais, o meio ambiente e o aquecimento global, poderia ser um tema quente para discussão na próxima eleição federal agendada para segunda-feira 19 de Outubro.

 

Garneau é o membro do parlamento para Westmount - Ville-Marie, na Ilha de Montreal e para aqueles que não sabem, é também um ex-capitão da Marinha, astronauta e presidente da Agência Espacial Canadiana.

Garneau discursou na última sexta-feira, 22 de Maio como o orador principal da manhã na 34ª Conferência Internacional de Desenvolvimento Espacial, em Toronto, que foi co-organizada pela Associação do Comércio Espacial Canadiana.

O discurso de Garneau pode ser dividido em três segmentos. O primeiro foi a história do papel e das realizações do Canadá no espaço. Com um público que foi principalmente estrangeiro, um pouco contexto fazia sentido. Mas foi também uma vantagem para o seu segundo segmento que lidava com o meio ambiente. O Canadá tem uma longa história de sensoriamento remoto e de observação da Terra para o benefício de não só os canadianos, mas também para a comunidade global.

A última parte da sua intervenção abordou o papel futuro para o Canadá como ele o vê. E ele convicto que os pontos de vista que estava a expressar em relação ao futuro programa espacial do Canadá não fazem parte da política liberal, nem devem ser considerados como parte da plataformalLiberal. No entanto, Garneau está numa posição, caso os liberais cheguem ao poder, e se ele é re-eleito, de ter uma influência considerável sobre as decisões do gabinete. Portanto, qualquer coisa que ele diga sobre o futuro do programa espacial do Canadá poderá ser um forte indicador do que o partido liberal faria.