Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Astropolítica

"Se se pudessem interrogar as estrelas perguntar-lhes-ia se as maçam mais os astrónomos ou os poetas." Pitigrilli

Mulheres no Espaço

Hoje celebra-se o Dia Mundial da Mulher. 

Por isso achei que deveria prestar homenagem às mulheres que romperam barreiras, não só pela Humanidade indo ao Espaço, mas também barreiras de género, ao não se deixarem vencer por estereótipos. 

As primeiras mulheres astronautas que foram ao Espaço, tanto soviéticas como americanas, viviam num mundo dominado pelos homens, em que o seu papel principal era ocuparem-se da família ou então terem determinados empregos (creio que a série Mad Men retrata isto na perfeição). Aliás, ainda hoje o rácio mulheres/ homens nesta área é bastante desproporcional. Profissionalmente, vejo essa desproporção nas equipas com quem trabalho: as equipas técnicas têm um número muito reduzido de mulheres (senão inexistentes).

Acredito, que esta realidade começa a mudar lentamente. Há contudo muito a fazer e acredito que estas mulheres que foram ao Espaço serviram e servem de inspiração a muitas jovens. Como mulher, considero inspirador estas mulheres que ousaram romper convenções e ousaram ir mais além do que aquilo que a sociedade achava lhes estar destinado. A elas, o meu obrigada! Porque fazem-me acreditar que não há barreiras, porque fazem-me almejar chegar mais longe e melhor.

Por isso decidi que o Astropolitica dedica o mês de Março às Mulheres no Espaço. Diariamente, serão publicados posts sobre mulheres astronautas que estiveram em órbita. : ) A seguir, aqui na tag Mulheres.